Páginas

sábado, 3 de março de 2012

MANIFESTO MILITAR GERA POLEMICA
Militares da reserva estão revoltados e assinando manifesto intitulado “Alerta a Nação – eles que venham, por aqui não passarão” que reproduzem críticas à presidenta Dilma Rousseff por não ter chamado atenção das ministras que solicitaram a revogação da lei de anistia.

EX-MINISTRO DO STM ENTRE OS INSATISFEITOS
Os militares emitiram documento dizendo que não reconhecem a autoridade do ministro da defesa, Celso Amorim. Entre os generais de exercito da reserva está Valdesio Guilherme de Figueiredo, ex-ministro do Superior Tribunal Militar (STM), ex-integrante da Corte Militar.

MILITARES DA RESERVA PODEM SE MANISFESTAR
A lei 7.524, de 17 de julho de 1986, assinada pelo ex-presidente José Sarney, diz que os militares da reserva podem se manifestar politicamente e não estão sujeitos a punições.

O QUE DIZ O ART.1º QUE REGULAMENTA A DISCIPLINA MILITAR
No Art. 1º da lei está escrito que “respeitados os limites estabelecidos na lei civil, é facultado ao militar inativo, independentemente das disposições constantes dos Regulamentos Disciplinares das Forças Armadas, opinar livremente sobre assunto político, e externar pensamento e conceito ideológico, filosófico ou relativo à matéria pertinente ao interesse público”.

DIVERSAS INTERPRETAÇÕES
Porém, nos comandos, há diferentes interpretações sobre esta questão, as legislações, conforme informações obtidas junto a militares poderão levar os comandantes a serem processados até mesmo por “danos morais”, quando aplicarem a punição de repreensão, determinada por Dilma.

COMANDOS MILITARES PREOCUPADOS
A preocupação dos comandos é sobre o fato de que a adesão dos descontentes cresce dia-a-dia e há quem acredite e torça para que o imbróglio possa ser resolvido em uma conversa entre a presidenta Dilma com os comandos militares.

PUNIÇÃO A VISTA
A determinação do planalto é que todos os militares que já aderiram ou que venham aderir ao manifesto sejam punidos.
A Comissão da Verdade que foi aprovada pelo Congresso é o ponto nevrálgico desse imbróglio, pois a comissão tem como objetivo apurara violações de direitos humanos durante a ditadura militar, também conhecida como, A Era de Chumbo.
Fonte: O Estadão

OPERAÇÃO CONDOR
Na Era de Chumbo, as pessoas que se opunham ao governo militar eram torturadas, assassinadas ou simplesmente desapareciam. Foi montada a Operação Condor na segunda metade dos anos 60.
Fonte: Voz Operária
ARTICULAÇÃO MILITAR DO CONE SUL
A Operação Condor foi uma articulação multinacional do terror das ditaduras militares do Cone Sul das Américas, entre as forças de repressão do Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai, Bolívia para o sequestro, tortura, assassinato e desaparecimento de opositores às ditaduras militares. Dela participaram ditadores, comandantes militares e agentes civis do Brasil, Uruguai, Chile, Argentina, Bolívia e Paraguai.
Fonte: Voz Operária




Nenhum comentário:

Postar um comentário