
ELEIÇÕES 2012 PROPOSTAS INFALÍVEIS
Os
debates políticos que tivemos a oportunidade de assistir nestes últimos dias
refletem bem como foi construído o Sistema Político brasileiro. Os candidatos-debatedores
apresentaram suas propostas “infalíveis” sem consultar a população sobre quais
propostas de fato são do interesse coletivo, ou ainda, se a população teria
alguma proposta a colocar em discussão.
PARTICIPAÇÃO E REPRESENTAÇÃO
A
representação política é uma forma democrática e necessária para o exercício da
cidadania, porém, a democracia participativa também é importante para o
exercício da cidadania uma vez que à população é delegado o poder decisório
através dos mecanismos constitucionais como Plebiscito, Referendo ou Projeto de
Iniciativa Popular, instrumentos estes pouco usados ficando as decisões tão
somente para o Legislativo; os “representante” do povo.
O MODELO ELEITORAL PROPORCIONAL
O
modelo eleitoral brasileiro (sistema proporcional) para escolha do Legislativo permite
que o cidadão vote em determinado candidato e acabe elegendo outro sem saber. Este
sistema é interpretado por algumas vertentes como um defeito à
representatividade política.
O CUSTO DA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA
Os
custos para o exercício da democracia participativa dificultam um envolvimento mais
arraigado da população brasileira. Para se ter uma idéia, o projeto de
Iniciativa Popular disponível no site http://www.inesc.org.br/noticias/biblioteca/textos/cartilha-reforma-politica-2012
que visa a Reforma Política terá que atingir 1% do eleitorado brasileiro, ou
seja, 1.500.000 (um milhão e meio) de pessoas, em cinco estados com no mínimo 0,3%
de participação do eleitorado de cada um.
Nenhum comentário:
Postar um comentário